Muitas pessoas não percebem o quanto a mente e o corpo estão conectados, especialmente quando falamos de dores crônicas na coluna.
Quando pensamos em dor nas costas, geralmente nos concentramos em causas físicas como sedentarismo, lesões ou excesso de exercício. No entanto, a saúde mental desempenha um papel crucial nesse cenário. Ansiedade, estresse e depressão podem intensificar as dores crônicas, criando um ciclo vicioso difícil de quebrar.
Estresse
A dor nas costas por estresse pode levar à tensão muscular, especialmente na região do pescoço. Músculos tensionados podem causar ou agravar as dores nas costas.
Ansiedade
A ansiedade pode aumentar a sensibilidade do corpo à dor. Pessoas ansiosas tendem a perceber a dor de maneira mais intensa.
Depressão
A depressão pode resultar em falta de energia e motivação para realizar atividades físicas, que são essenciais para manter a saúde da coluna.
Ciclo de Dor
Dores crônicas podem levar a sentimento de frustração, tristeza e isolamento, agravando problemas de saúde mental e, por consequência, intensificando a percepção da dor.
Cuidar da saúde mental é tão importante quanto tratar a dor física. A dor nas costas por estresse pode afetar muito sua vida.
Se você ficou com alguma dúvida em um e-mail para fisio.lsb@gmail.com que terei o maior prazer em lhe responder. Reserve um momento na sua agenda e venha conhecer o meu trabalho na Rua Ernesto Meyer Filho 37, sala 205 na Lagoa da Conceição e comece agora mesmo a viver melhor.
Comments